Núcleo de Estudos de Doenças Auto-imunes

Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
T: (+351) 217 520 570 / Email: info@nedai.org

Prémio NEDAI de Investigação em Auto-Imunidade 2006

Home/Bolsas e Prémios/Prémio NEDAI de investigação em Autoimunidade NEDAI/Prémio NEDAI de Investigação em Auto-Imunidade 2006

Prémio NEDAI de Investigação em Auto-Imunidade 2006

Prémio NEDAI de Investigação em Auto-Imunidade 2006

Anticorpos contra Lipoproteínas de Elevada Densidade inibem actividade da Paraoxonase em Doentes com Lupus Eritematoso Sistémico

Fizeram parte do júri na atribuição do prémio de NEDAI de investigação em auto-imunidade de 2006, o Dr. Luís Campos (co­ordenador nacional do NEDAI), o Dr. Manuel Vaz Riscado e o Prof. Rui Victorino, que atribuíram o prémio ao trabalho “Anticorpos contra Lipoproteínas de Elevada Densidade inibem actividade da Paraoxonase em Doentes com Lupus Eritematoso Sistémico”, desenvolvido pela Dr.ª Joana Batuca e o Prof. José Delgado Alves do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

Este trabalho de pesquisa representa o aprofundamento da caracterização desta nova família de auto-anticorpos, descober­tos pelos autores, os quais são substâncias produzidas pelo sistema imunológico para proteger o organismo, mas que quando são produzidos em excesso podem ser, eles próprios, causa de doença.

Estes anticorpos são dirigidos contra um dos tipos de proteínas transportadoras de colesterol (Lipoproteínas de Elevada Densidade) e particularmente contra dois dos seus constituintes, apolipoproteína A-I e Paraoxonase. Estes elementos têm funções anti-inflamatórias e anti-oxidantes muito importantes, desempenhando por isso um papel fundamental na defesa con­tra a progressão da aterosclerose.

Os anticorpos agora identificados, blo­queiam a actividade destas estruturas, au­mentando assim o risco de trombose nos doentes com Lúpus.

Para além da identificação de uma nova causa para o aumento do risco vascular nesta doença, este trabalho levanta tam­bém algumas pistas importantes para melhor compreender os mecanismos de progressão da aterosclerose, na população em geral.

A identificação destes anticorpos pode­rá ainda, num futuro próximo, permitir a identificação de indivíduos em risco de desenvolver doença vascular cardíaca ou cerebral, abrindo assim caminho a uma prevenção mais eficaz e atempada.

2016-10-16T12:02:20+01:00 2006-1-1|Categories: Prémio NEDAI de investigação em Autoimunidade NEDAI|Tags: |