O 15º Congresso Nacional de Medicina Interna decorreu nos dias 4 a 7 de Março de 2009 no Centro de Congressos da Madeira, no Funchal, sob a presidência do Dr. António Caldeira Ferreira.
O Congresso, onde foram convidados especialistas de várias áreas para participarem em mesas-redondas e conferências, exclusivamente presididas e moderadas por Internistas, contou com cerca de 1300 participantes.
O programa científico foi elaborado de modo a abranger as várias áreas que compõem a Medicina Interna.
A anteceder o Evento, fizeram parte do programa os cursos Pré-Congresso, no dia 3 e 4 de Março, com os temas “Suporte Avançado de Vida” e “ Ventilação não Invasiva, seguindo-se, ainda no dia 4 de Março, os Encontros com o Especialista, contando com o número máximo de participantes, o que constituiu um enorme sucesso. Os temas dos Encontros foram: “Doenças inflamatórias do intestino”, “Equilíbrio ácido base/equilíbrio hidro-electrolítico”, “Auto-imunidade e imunodeficiências”, e “Insulina: Quando iniciar na diabetes tipo 2”.
No evento estiveram presentes cerca de 90 conferencistas e moderadores, sendo 17 internacionais, contou-se também com a ilustre participação do Presidente Eleito da Federação da Sociedade Europeia de Medicina Interna, a presença da delegação da Sociedade Espanhola de Medicina Interna e da delegação da Sociedade das Astúrias de Medicina Interna.
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna pôde contar com a enorme participação de especialistas no envio de trabalhos, que em muito contribuíram para o enriquecimento do evento, dos quais, 774 foram seleccionados para apresentação em forma de Poster, Comunicação Oral, Caso Clínico e Imagem em Medicina.
A Indústria Farmacêutica, que uma vez mais apoiou a realização deste Congresso, realizou cinco simpósios satélites que abordaram vários temas.