- Este evento já decorreu.
Artrite Reumatóide e Espondilartropatias – A importância da Imagiologia
2010-09-18
Teve lugar no passado dia 18 de Setembro, em Lisboa, sob o patrocínio da MSD, uma reunião NEDAI subordinada ao tema: Artrite Reumatóide e Espondilatropatias – A importância da Imagiologia. O evento teve como Chairman o Dr. Tiago Saldanha, chefe de Serviço de radiologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e contou com o palestrante inglês, o Prof. Dennis McGonnagle, do Spire Leeds Hospital.
O grande objectivo desta reunião foi demonstrar o elo de ligação entre as duas especialidades em redor das doenças auto-imunes e, principalmente, como a boa interpretação das imagens pode ser fulcral no diagnóstico e seguimento destes doentes.
Assim, começou por se abordar o diagnóstico imagiológico da Artrite Reumatóide (AR) e das Espondilartropatias (SpAs) e como a utilização precoce destas técnicas pode permitir um diagnostico nos casos iniciais, e o inicio da terapêutica que previne as lesões.
Na AR foi dada ênfase à ecografia e à ressonância magnética para diagnóstico de sinovite, edema ósseo e lesões pré-radiográficas, enquanto que nas SpAs, as mesmas técnicas foram apontadas para o diagnóstico precoce da entesite e sacroileíte.
A prevenção ou regressão das lesões detectadas na imagiologia é um dosoutcomes avaliados nos ensaios terapêuticos.
A reunião culminou com a interpretação conjunta de imagens radiográficas, onde a troca de impressões e a valorização de vários indicadores contribuíram para um melhor reconhecimento precoce destes doentes e seu consequente encaminhamento terapêutico atempado.