Nedai
O crescimento rápido do conhecimento médico, aliado à obrigatoriedade da experiência na abordagem de certo tipo de patologias, como condição para garantir a qualidade, tem levado à necessidade dos internistas aliarem à sua formação generalista uma certa diferenciação.
Neste contexto, a partir dos anos 90, no seio da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, surgiram múltiplos núcleos de estudo que reuniram, à volta de um tema, patologia ou grupo de patologias, os internistas mais dedicados ao seu estudo e tratamento. O Núcleo de Estudos de Doenças Auto-imunes (NEDAI), foi, em 1992, o primeiro a surgir.
O actual secretariado do NEDAI colocou, como uma das prioridades do seu programa de acção, o conhecimento da dimensão do envolvimento dos internistas portugueses no tratamento dos doentes com patologias auto-imunes. A provável necessidade de registar os doentes com Artrite Reumatóide em terapêutica com inibidores do factor de necrose tumoral (anti-TNF) tornou este registo uma necessidade mais premente.
Missão
Promover a melhoria da qualidade assistencial dos doentes com patologia auto-imune tratados pela Medicina Interna.
Afirmar a responsabilidade dos internistas na abordagem destes doentes e estimular a formação e a investigação na área da Auto-imunidade.
Objectivos
São objectivos do NEDAI, a afirmação da responsabilidade da Medicina Interna na abordagem e tratamento destes doentes, mas também a melhoria da assistência que prestamos.
Aumentar o nível de comunicação com a Comunidade, promovendo a divulgação de mais informação sobre as principais patologias.
Promover e apoiar a investigação no campo das doenças auto-imunes, bem como divulgar os seus resultados.
Promover e dinamizar o intercâmbio de informação e pesquisa entre especialistas, através da organização de cursos pós-graduado, congressos e seminários e outros eventos de carácter técnico/científico.
Promover a formação pós-graduada na área das doenças auto-imunes em Clínica Geral.
Sensibilizar os mais jovens internos para a área.
Promover e assegurar o intercâmbio de conhecimentos e experiências a nível nacional e internacional com outras Sociedades Científicas Congéneres.
Promover o conhecimento sobre os doentes que assistimos através da implementação de um Registo Nacional de Doenças Auto-imunes – Medicina Interna.
Direcção
Conselho Científico
-
Prof. António Coutinho
-
Dr. António Santos Castro
-
Dr. Carlos Dias
-
Prof. Carlos Ferreira
-
Prof. Carlos Vasconcelos
-
Prof. David d’Cruz
-
Dr. Jorge Crespo
-
Prof. José Alves
-
Prof. José Júlio Moura
-
Prof.ª Lélita Santos
-
Dr. Luís Dutschmann
-
Dr. Manuel Vaz Riscado
-
P. Munther Khamashta
-
Dr. Nuno Riso
-
Prof. Ricardo Cervera
-
Prof. Rui M. Victorino
-
Prof. Santos Rosa
-
P. Yuehuda Shoenfeld