Núcleo de Estudos de Doenças Auto-imunes

Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
T: (+351) 217 520 570 / Email: info@nedai.org

Prémio NEDAI de Investigação em Auto-Imunidade 2005

Home/Bolsas e Prémios/Prémio NEDAI de investigação em Autoimunidade NEDAI/Prémio NEDAI de Investigação em Auto-Imunidade 2005

Prémio NEDAI de Investigação em Auto-Imunidade 2005

Prémio NEDAI de Investigação em Auto-Imunidade 2005

Identificação e caracterização dos factores de susceptibilidade genética no lúpus eritematoso sistémico


O trabalho “Identificação e caracterização dos factores de susceptibilidade genética no lúpus eritematoso sistémico” foi o vencedor do Prémio de Investigação em Auto-imunidade, no valor de 7.500 euros, atribuído pela primeira vez pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), através do NEDAI (Núcleo de Estudos de Doenças Auto-imunes), com o patrocínio do Laboratório Shering- Plough. Este trabalho fez parte de um programa de pesquisa sobre as causas e patofisiologia do lúpus, sendo seu objectivo identificar a susceptibilidade genética a esta doença.

Intervieram no estudo grupos do Instituto Gulbenkian de Ciências de Oeiras, do Serviço de Medicina 2 do Hospital de Santa Maria, do Hospital de Santo António/Unidade de Imunologia Clínica, da Associação de Doentes com Lúpus, do Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Neste trabalho foi identificado e caracterizado um novo sub-fenótipo do lúpus, ou seja, «um novo factor de susceptibilidade para o lúpus – o gene ctla4 – cujos portadores são mais predispostos para virem a sofrer da doença».

O júri atribuiu ainda uma menção honrosa ao trabalho «Os anticorpos contra o complexo B2 glicoproteína I com lipoproteínas oxidadas têm propriedades aterogénicas na síndrome do anticorpo antifosfolípido», da autoria de J. Delgado Alves, J. Batuca, P. Ames, do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

Comunicações orais e posters: o prémio da comunicação oral «Melhor Caso Clínico» foi atribuído ao trabalho «Febre mensal durante 25 anos», sendo seu autor Tiago Tribolet de Abreu, o prémio «Melhor estudo retrospectivo» foi atribuído à comunicação «A tuberculose e os grupos de risco – (Estudo 1999-2003)», de que são autores B. Beissesso, F. Marques, A. Leitão, J. Silvestre, I. Sousa, M. Pousada, I. Araújo, D. Alberca, J. Abecasis, S. Ferreira, E. Teca, J. Bernardo, A. Ruivo, C. Fonseca, A. Aleixo.

O Prémio a «Melhor estudo prospectivo» foi atribuído à comunicação oral «Frequência de lúpus eritematoso sistémico e outras doenças autoimunes em familiares consanguíneos de familiares de doentes com lúpus eritematoso sistémico», de que são autores Carlos Ferreira, Miguel Alves, Nuno Diaz, Eugénia Santos, Filipa Malheiro, Rita Andreia, Marta Barreto, Constantin Fesel, Asterid Vincent e Carlos Vasconcelos.

O prémio «Melhor poster», foi atribuído ao poster «Autópsias clínicas no Serviço de Urgência: Mais do que um exercício académico», cujos autores são: M. Monteiro, A. Lynce, A. Carvalho, N. Figueiredo, M. Calves, A. Martins, L. Moura e L. Campos. Foram ainda atribuídas duas menções honrosas.

2016-07-08T09:58:54+01:00 2005-1-1|Categories: Prémio NEDAI de investigação em Autoimunidade NEDAI|Tags: |