Prémio NEDAI de Investigação em Auto-Imunidade 2008
Heme oxygenase–1 and carbon monoxide suppress autoimmune neuroinflammation
Mais uma vez pelo quarto ano consecutivo e com o apoio exclusivo da Schering Plough, foi atribuído o prémio NEDAI para a Investigação em Doenças Auto-imunes.
O júri composto por Dr. Luis Campos (Coordenador Nacional do NEDAI), Prof. Carlos Vasconcelos (Hospital Santo António – Porto) e pelo Prof. Rui Vitorino (Hospital de Santa Maria – Lisboa), que decidiram atribuir o prémio a um trabalho que a longo prazo pode ajudar a combater a esclerose múltipla, da autoria dos investigadores Dr. Ângelo Chora que integra a equipa de Miguel Soares no Instituto Gulbenkian de Ciência.
A investigação sobre a Hemeoxigenase-1 e o monóxido de carbono, desenvolvida em ratos, e permitiu descobrir que se pode suprimir a neuroinflamação de origem auto-imune, como a que acontece na esclerose múltipla, doença neurológica crónica, e altamente incapacitante. No entanto em declarações à Lusa o Dr. Miguel Soares afirmou, «…desta descoberto até podermos curar a esclerose múltipla vai um caminho longo, muito longo. Ainda assim, é um caminho que vale a pena fazer».
A entrega do prémio, no valor de 7.500 €, ocorreu na Reunião Anual do NEDAI integrada no 6th International Congresso on Autoimmunity, e tal como tem ocorrido nos últimos quatro anos, este prémio distingue anualmente trabalhos desenvolvidos em Portugal na área da Investigação Clínica.